Na semana em que dois moradores de Ji-Paraná começaram a ser julgados por participação na manifestação em Brasília no dia 08 de janeiro, o ministro do STF Alexandre de Moraes votou para absolver totalmente um dos réus denunciados pelos atos golpistas.
Entre os casos que começaram a ser analisados hoje está o do irmão de um comerciante de Ji-Paraná, que foi recebido com faixas na cidade ao retornar do Distrito Federal usando tornozeleira eletrônica. Ele completará 72 anos no mês de junho. Além dele, um caminhoneiro da segunda maior cidade de Rondônia também começou a ser julgado.
no Palácio do Planalto onde havia pessoas Orando e também a presença do Exército dentro do Palácio; que a Polícia Militar chegou dentro soltando bombas de efeito moral e anunciaram que todos estavam sendo detidos pelos eventos que ocorreram (...)”
Neste segundo caso, a condenação imposta por Moraes foi de 14 anos, sendo 12 anos e 6 (seis) meses de reclusão, e 1 ano e 6 meses de detenção e 100 dias-multa, cada dia multa no valor de 1/3 (um terço) do salário mínimo. Mas a pena definitiva também dependerá dos votos dos outros ministros.