O Estado de Rondônia foi escolhido para sediar o 28º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que deve ocorrer no mês de agosto. A informação foi confirmada pelo presidente do Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho, na manhã de hoje (12), em Rio Branco, a capital do Acre, durante o 27º Fórum de Governadores.
Segundo Barbalho, a escolha de Rondônia ocorreu por dois motivos principais: atendendo a um convite feito pelo Governador Marcos Rocha (UB), através do Vice-Governador, Sérgio Gonçalves (UB), que participa do Fórum no Acre, e ainda por conta da repescagem entre os estados.
Também foi definido que o próximo Fórum terá duas novas Câmaras Temáticas: a dos Povos Indígenas e Povos da Floresta e de Indústria da Construção Civil e da Habitação. Para os executivos, as áreas da construção civil e habitação vão trazer soluções para a equação financeira de poder construir mais na Amazônia. Depois da edição de Rondônia, foi definido que Roraima sediará a 29ª edição.
O Fórum realizado no Acre contou com a presença de pelo menos três ministros do Governo Lula. Na ocasião, os estados (Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins) e o Governo Federal, além de algumas instituições financeiras, realizaram assinaturas de convênios de cooperação nas áreas de regularização fundiária, meio ambiente, educação, agricultura e pautas indígenas.