noticias982 Seja bem vindo ao nosso site Adilson Claudio Da silva !

Brasil

O Dia do Trabalhador, que também é chamado de Dia do Trabalho ou Festa do Trabalho, é comemorado como um feriado no dia 1º de maio em quase todos os países do mundo. Esta é uma data comemorativa internacional, voltada à celebração dos trabalhadores.

Publicada em 01/05/2024 às 05:42h

Por Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia O Dia do Trabalhador, que também é chamado de Dia do Trabalho ou Festa do Trabalho, é comemorado como um feriado no dia 1º de maio em quase todos os países do mundo. Esta é uma data comemorativa internacional, voltada à celebração dos trabalhadores.  Compartilhar a noticia O Dia do Trabalhador, que também é chamado de Dia do Trabalho ou Festa do Trabalho, é comemorado como um feriado no dia 1º de maio em quase todos os países do mundo. Esta é uma data comemorativa internacional, voltada à celebração dos trabalhadores.  Compartilhar a noticia O Dia do Trabalhador, que também é chamado de Dia do Trabalho ou Festa do Trabalho, é comemorado como um feriado no dia 1º de maio em quase todos os países do mundo. Esta é uma data comemorativa internacional, voltada à celebração dos trabalhadores.

Link da Notícia:

O Dia do Trabalhador, que também é chamado de Dia do Trabalho ou Festa do Trabalho, é comemorado como um feriado no dia 1º de maio em quase todos os países do mundo. Esta é uma data comemorativa internacional, voltada à celebração dos trabalhadores.

No Brasil, existem registros de manifestações operárias no fim do século 19. Apesar disso, a data só foi oficializada em 1924 e foi oficialmente adotada pelo Estado no governo de Getúlio Vargas (1882-1954), que alterou o protagonismo da data: antes chamada Dia do Trabalhador, se tornou Dia do Trabalho.

Desde a primeira Revolução Industrial, o conceito de trabalho vem passando por diversas alterações. Além disso, as novas tecnologias criaram diferentes profissões. Porém, o papel humano do trabalhador é essencial durante todo esse período. Por isso, valorizar seu papel é fundamental para todas as empresas.

Continue essa leitura e conheça mais detalhes sobre a história do dia do trabalhador no mundo e no Brasil. Também confira formas de fazer essa comemoração em sua empresa. Boa leitura!

 

O que é o Dia do Trabalho?

O Dia do Trabalho é um feriado que homenageia a luta dos trabalhadores por mudanças nas legislações trabalhistas e melhores condições laborais. Neste dia, é comum que os sindicatos promovam eventos de lazer especiais para os trabalhadores.

Algumas classes trabalhadoras também aproveitam essa data para organizar manifestações para melhorar as condições de trabalho. Esse tipo de evento ocorre no Brasil e em outros países, com leves diferenças.

Por que o dia do trabalhador é comemorado em 1º de maio?

O dia 1º de maio se tornou a data da celebração do trabalhador após uma série de manifestações que aconteceram nos Estados Unidos. Em 1886, trabalhadores foram às ruas das maiores cidades do país para reivindicar que a carga horária de trabalho diária fosse reduzida.

Esses eventos, que ocorreram a partir de 1º de maio, tornaram-se símbolos da luta pelos direitos trabalhistas. Porém, a data só foi reconhecida e se tornou feriado na Europa em 1890.

O primeiro dia do mês de maio foi, então, fixado como Dia do Trabalhador ou Dia do Trabalho, é marcado por comemorações que, de pouco em pouco, foram difundidas pelo mundo inteiro.

Qual é a origem do dia do trabalhador?

No fim do século 19, era comum que os trabalhadores tivessem jornadas superiores a 12 horas por dia, sem direito a descanso. Além disso, os salários eram baixos e não havia condições de segurança e salubridade. Os acidentes e problemas de saúde dos trabalhadores eram comuns.

As péssimas condições fizeram com que os trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, mobilizassem protestos em 1º de maio de 1886. Eles reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 12 horas para oito horas por dia.

Novos protestos aconteceram nos dias 3 de maio, mas a ação de 4 de maio ficou particularmente conhecida. Isso porque uma bomba explodiu durante manifestação na Praça Haymarket, em Chicago.

Por esse motivo, manifestantes e policiais ficaram feridos e alguns foram a óbito. A reação da polícia foi abrir fogo contra os trabalhadores manifestantes, o que aumentou ainda mais o número de mortos e feridos.

Após esse protesto, houve repressão contra os trabalhadores. Os líderes do movimento, que eram anarco sindicalistas, foram presos e quatro deles foram condenados à morte, sem provas de culpa. Os líderes mortos ficaram conhecidos como Mártires de Chicago.

 

Qual é a história do Dia do Trabalhador no Brasil?

No fim do século 19, a indústria brasileira também passava por um processo de desenvolvimento acentuado. Esse crescimento também gerou os primeiros movimentos organizados de trabalhadores, em especial em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em 1910, surgiu o Movimento Operário no país. Com isso, os trabalhadores foram impulsionados ainda mais por ideais socialistas e anarco sindicalistas, e os protestos se intensificaram.

Por iniciativa do Movimento Operário, em 1917, aproximadamente 50 mil trabalhadores paralisaram o trabalho em São Paulo. Essa iniciativa, então, se tornou uma prática comum dos trabalhadores, sempre no 1º de maio.

Em 1917, aconteceu em São Paulo uma das maiores greves gerais já ocorridas no Brasil. O movimento trabalhista foi ganhando cada vez mais força, e em 1924, o então presidente, Arthur Bernardes, decidiu adotar o 1º de maio como feriado em celebração ao trabalhador, seguindo o movimento internacional.

Porém, a valorização da data se deu especialmente no período do Estado Novo, do governo de Getúlio Vargas. O então presidente aproveitou o 1º de maio para realizar eventos de promoção do governo, com festas para os trabalhadores.

Vargas também passou a usar a data para anunciar leis e outras iniciativas que atendiam às reivindicações dos trabalhadores. Exemplo disso são a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Justiça do Trabalho, que foram instituídas na data, em 1943 e 1941, respectivamente.

Porém, os primeiros registros da celebração aos trabalhadores no Brasil não aconteceram em 1º de maio, mas em 14 de julho. A data faz referência à Revolução Francesa, que tinha um grande feriado de confraternização universal pelo aniversário da tomada da Bastilha.

Esta provavelmente é uma das tradições trazidas pelos imigrantes europeus que vieram ao Brasil do fim do século 19 até as primeiras décadas do século 20. Eles também trouxeram consigo ideias anarquistas, comunistas e socialistas.

Atualmente, o dia do trabalho é comemorado com manifestações promovidas pelas principais centrais sindicais brasileiras, com o intuito de reivindicar melhores condições de trabalho.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Adilson Claudio  Da silva
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 55 69 992123080
Copyright (c) 2024 - Adilson Claudio Da silva - MKBURITIS NEWS
fale conosco!!