O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e a Polícia Militar (PM) realizaram uma operação na terça-feira (14) contra suspeitos de integrar um grupo criminoso que "ostentava" armas de fogo, dinheiro e drogas nas redes sociais. Os suspeitos atuam em Porto Velho, nos distritos de Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia.
Mais de 300 policiais se envolveram na operação. O objetivo foi cumprir 29 mandados de busca e apreensão para contribuir na investigação de crimes relacionados à constituição ou integração de organização criminosa. A suspeita é que crianças e adolescentes também participem do esquema. Segundo a PM, 26 alvos dos mandados foram localizados.
Além dos mandados de busca, a operação resultou na recaptura de foragidos da justiça e apreensão de:
quatro armas de fogo: uma pistola semiautomática, dois revólveres e uma espingarda;
drogas: maconha e cocaína;
duas motocicletas recuperadas oriundas de furto/roubo
A operação foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e pelo Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública (GAESP), do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), em parceria com diversas instituições de segurança e defesa.
Segundo o MP-RO, o nome da operação (Audácia) foi escolhido em referência ao comportamento dos investigados, que ostentam suas atividades criminosas nas redes sociais, desafiando abertamente as autoridades.