A Escola do Legislativo abriu na manhã desta quarta-feira (3) a programação do estande da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) na 7ª Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur). Na abertura foi apresentado o curso de Filmagem e Edição em Celular, que foi ministrado pelo instrutor Alexandre Badra. A palestra foi ministrada para alunos da rede pública da Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral Marechal Rondon.
Em sua palestra, o instrutor destacou as facilidades encontradas no mundo atual para a produção de vídeos no celular. "Hoje se tem facilidade, fácil acesso e baixo custo para produzir vídeos de qualidade. É possível construir vídeos que você consiga contar a história que você quiser contar, vídeos comerciais, institucionais, que contam a história de uma empresa e até de seus familiares", destacou o palestrante.
A produção de vídeo tem sido aprimorada com a chegada das novas tecnologias associadas ao celular, o que assegura a praticidade na criação de uma produção audiovisual. "Hoje qualquer celular tem uma qualidade de imagem muito boa, comparado aos equipamentos de 20 ou 30 anos atrás e basta baixar um programinha para aprender a editar. Existe uma diferença muito grande entre a filmagem por si e a que é feita para contar uma história, pois o essencial é ter o planejamento do vídeo para que possa prever tudo aquilo que você fizer para que o resultado seja o melhor possível", acrescentou.
Palestrante destacou que é preciso observar todos os detalhes-Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)
O palestrante ressaltou que filmar é ver além e observar todos os detalhes no entorno. “Tem que saber o objetivo que quero com aquela imagem, pois, de acordo com o ângulo, enquadramento eu passo uma imagem diferente. Uma imagem normal qualquer um faz, mas a imagem com técnicas é o que pretendemos provocar em vocês, pois filmar é ter um olhar mais abrangente e saber para que eu devo filmar”, encerrou.
Ainda nesta quarta-feira (3), a partir das 15h, será ministrado o curso "Preparação para o mercado de trabalho", o qual será palestrado pela instrutora Rubia Luz.
A presença da Assembleia Legislativa de Rondônia foi assegurada por meio do Projeto de Resolução Nº 64/2024, que convocou sessão itinerante legislativa extraordinária e transferiu a sede do Poder Legislativo para o município de Buritis.