A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quinta-feira (27/3) a suspensão da venda dos cremes dentais da linha Total Clean Mint da Colgate por tempo indeterminado. A decisão foi tomada após diversas denúncias de consumidores alegando que o produto estaria causando feridas na boca.
Relatos de usuários em redes sociais e em plataformas como o Reclame Aqui mencionam sintomas como sangramentos, bolhas e dificuldades para comer. Diante das queixas, a Anvisa determinou a "interdição cautelar" de todos os lotes do produto até a conclusão das investigações.
A linha Total da Colgate substituiu o Total 12, trazendo mudanças na fórmula, como a troca do fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho. Caso os riscos à saúde sejam confirmados, a suspensão pode se tornar definitiva.
Em nota oficial, a Colgate-Palmolive afirmou que a nova fórmula passou por mais de 10 anos de pesquisa e testes rigorosos, mas reconheceu que algumas pessoas podem ter sensibilidade a determinados ingredientes. A empresa recomendou que consumidores afetados procurem atendimento.