Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (Unir) analisou amostras de água de 40 poços em Buritis (RO). O resultado revelou contaminação fecal em 98% dos poços analisados. Todos os bairros da cidade possuem poços contaminados.
“Em Rondônia nós temos um problema: como nós não temos saneamento básico [de qualidade], as fossas ficam do lado dos poços, então já se esperava que teria um índice de contaminação”, aponta a pesquisadora e coordenadora do estudo, Gisele Teixeira.
Assim como aponta a pesquisa, em Buritis existe tratamento e distribuição de água. Porém, cerca de 60% da população opta por não utilizar o serviço e possui como principal fonte de abastecimento os poços residenciais.
De acordo com a professora doutora Gisele Teixeira, foram analisados três poços e uma rede de abastecimento público de cada bairro de Buritis. Em todos os bairros foram encontrados poços contaminados. As amostram foram colhidas em outubro e novembro de 2023.
A pesquisa revelou que a água distribuída pela rede pública estava de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, mas quase toda a água dos poços é imprópria para consumo.