Nesta quarta-feira (5), é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e para celebrar a data, a concessionária Águas de Buritis participou de uma ação de conscientização sobre preservação ambiental. Foi realizado um pit stop próxima a praça Jonas Ferreti, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), Departamento Municipal de Trânsito (DMTRAN) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM).
Durante a ação, foram entregues para os motoristas cerca de 200 mudas de árvores florestais e frutíferas nativas da região. O agricultor João Francisco recebeu uma muda de árvore durante a ação, e destacou a importância da preservação dos recursos hídricos.
Essa ação é importante para a conscientização da população, e deveria ocorrer mais vezes, precisamos proteger principalmente as nascentes, porque tanto para a propriedade quando para a sociedade, é muito difícil ficar sem a água, então as pessoas precisam ter consciência e proteger nossas águas”, afirmou.
Para Tânia Olinda, Responsabilidade Social da Águas de Buritis, a participação da concessionária nas ações ambientais, reforçam o compromisso da Águas com a proteção e preservação ambiental para melhoria da qualidade de vida das famílias. “Educação ambiental e cuidado com o nosso meio ambiente fazem parte das nossas ações e atividades que desenvolvemos na concessionária, e a data reforça nossa atuação e cuidado com meio ambiente para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações”, destacou.
“Uma ação benéfica, gratificante e voluntária, muitas pessoas perguntavam se realmente não havia algum custo financeiro, para receber as mudas e realmente foi tudo de graça. Na verdade, a gente só orientava o plantio das mudas, e o meio ambiente agradece”, afirmou Márcia dos Santos, Agente Administrativo Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Buritis.
Para José Cardoso, Educador Ambiental da SEDAM, o objetivo da ação foi levar conhecimentos, conscientização e chamar atenção para as questões ambientais.
“Esse evento, que é um trabalho em conjunto de diversas unidades, tem como função principal essa orientação para a população, pois no dia a dia, a população acaba não levando em consideração as questões ambientais. As doações das mudas são muito importantes para o meio ambiente, é um retorno de tudo que a gente vive degradando”, afirmou José Cardoso.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972. O tema escolhido para 2024 é ‘Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação’.