O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) sediou nesta terça-feira, 2, a cerimônia de entrega do título do terreno para as futuras instalações do Campus Buritis. A nova unidade foi anunciada em 12 de março deste ano, como parte do projeto de expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica, que contempla a criação de 100 novos campi em todo o país.Representando ação do governo federal no futuro da educação e no desenvolvimento das regiões onde as novas unidades serão instaladas, o novo campus em Rondônia será um importante marco na trajetória educacional do município, proporcionando aos jovens e adultos buritisenses a oportunidade de acesso a uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. Estando entre os 52 municípios que compõem o estado de Rondônia, Buritis possui área de 3.265,8 km² e uma população estimada em 27.992 habitantes.
Agora se transformará em um polo de educação, pesquisa e extensão. Localizado a 92 km ao sudoeste de Ariquemes, a história do município remonta ao final do século XIX, durante o Primeiro Ciclo da Borracha.
Durante a cerimônia no auditório da Reitoria do IFRO, em Porto Velho, o Reitor Moisés José Rosa Souza lembrou o quanto as pessoas de Buritis sonharam e projetaram algo maior para a concretização de uma unidade de educação federal no município. O entusiasmo ficou demonstrado desde a primeira reunião realizada com representantes da localidade. “Muitos sonhos foram necessários para que, na data de hoje, Buritis pudesse ser referendado como o município que vai adotar mais um campus do Instituto Federal de Rondônia”.Ressaltando a agilidade na tramitação do processo inicial de implantação, uma vez que o anúncio foi no mês de março, destacou que muitos estão trabalhando para a concretização deste momento. O Professor Moisés afirmou que a assinatura da parceria de cedência do local físico garante que IFRO consiga instalar sua base em Buritis.Devido ao arranjo produtivo local voltado para o setor agrícola, o novo campus deverá ser voltado para um perfil agrícola, com 80% de sua oferta em cursos técnicos (integrados, subsequentes e/ou concomitantes) e 20% em cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu. Os cursos a serem ofertados serão definidos após a finalização do Relatório de Pesquisa do Observatório Regional de Buritis, previsto para ocorrer em outubro deste ano. A pesquisa do Observatório do IFRO foi iniciada no mês passado e na conclusão do estudo será realizada Audiência Pública para apresentação dos dados e do itinerário formativo da unidade. Até o mês de dezembro, há a previsão de que sejam publicados no Diário Oficial da União o Decreto-lei de criação do campus e a autorização de funcionamento, e ainda que sejam liberados códigos de vagas para professores e técnicos administrativos. Já o início dos cursos presenciais é previsto para junho de 2025.O Prefeito de Buritis, Ronaldi Rodrigues de Oliveira, explicou sobre o trabalho que a cidade vem desenvolvendo para alcançar os objetivos da população. “Buritis está de portas abertas, é uma cidade acolhedora, de pessoas humildes e trabalhadoras, que ajuda muito na economia do estado de Rondônia”. Ainda segundo ele, educação é o que prepara os habitantes para o futuro. Com o poder público municipal passando a escritura pública para o IFRO, o gestor convida a todos a conhecer a cidade de Buritis.
Agora a região se prepara para escrever um novo capítulo cheio de avanços e de inovação na educação. Conforme o Diretor-Geral do Campus Ariquemes, Adriano Marcos Dantas da Silva, a cerimônia faz parte de uma concretização de conquista de uma unidade do IFRO numa região que precisa tanto. “Buritis vai ser transformada pelo Instituto.
Hoje já é transformada através da Educação a Distância, mas o presencial vai mudar o estilo de Buritis”. Ele finalizou dizendo: “tenho certeza que não vamos decepcionar e Buritis daqui cinco anos será muito melhor do que é hoje em razão da presença do Instituto Federal.Institucionalmente, este é um momento de expansão que está perfeitamente alinhado à missão do IFRO.
O projeto trará um investimento de aproximadamente 25 milhões de reais para o estado de Rondônia, promovendo transformação social por meio da educação e o desenvolvimento econômico na região.Ainda durante a cerimônia de entrega do título do terreno para as futuras instalações do IFRO Campus Buritis, a representante do Senador Confúcio Moura falou sobre a importância da efetivação de um novo equipamento público para a cidade.
“Foi muito acertado para o Vale do Jamary, vai fortalecer muito”, disse Vilma Alves, mostrando que Buritis possui uma potência muito grande. Ela ainda enfatizou outras ações em que o IFRO é parceiro do Senador em Rondônia. Para concluir, a representante declarou que a junção dos poderes contribuirá para somar cada vez mais com o município.
O Presidente da Câmara dos Vereadores de Buritis, Moisés de Paula, relembrou como foi a implantação da então escola agrotécnica federal no município de Colorado do Oeste tempos atrás, e da importância da instituição no Cone Sul. Há praticamente 30 anos tendo migrado para Buritis, verifica que o sonho distante está se tornando realidade.
“Desejo aqui que tenhamos um avanço extraordinário ao que esperamos”, demonstrou o vereador.Antes do encerramento do evento, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional e Presidente da Comissão de Implantação do Campus Buritis, Mauro Henrique Miranda de Alcântara, fez apresentação sobre o processo de implantação da nova unidade e os próximos passos a serem seguidos dentro do cronograma institucional.
Terreno doado
A Prefeitura de Buritis doou ao IFRO terrenos em que futuramente iniciarão as obras visando à instalação do Campus Buritis. O terreno foi viabilizado conforme a Lei Municipal nº 2038/2024. A área totalizando 40.810,15m² está localizada no Lote Urbano n° 01, da Quadra 01, Setor Bela Vista.
Para completar o total mínimo da área, a Prefeitura, através da Lei Municipal nº 2037/2024, adquiriu uma área adicional de 2,5136 ha, localizada em área rural, totalizando 25.136 m². Assim, a dimensão total da área doada ao IFRO é de 65.946,15 m², atendendo às exigências e às necessidades de implantação de um campus de perfil agrícola no município.