AO eclipse solar total que cruzou os céus da América do Norte nesta segunda-feira, 8 de abril de 2024, foi um espetáculo impressionante. Muitas pessoas se deslocaram de suas cidades para apreciar esse fenômeno raro em locais de melhor visibilidade e tentar registrar o momento em fotos, que certamente inundarão as redes sociais.
Até a NASA, a agência espacial americana, entrou na onda do eclipse e transmitiu as cenas do céu escuro enquanto a Lua passava entre o Sol e a Terra.
Fotografar um eclipse não é tarefa fácil. Embora seja possível registrar imagens até mesmo com smartphones, as melhores fotos são obtidas com câmeras operadas por profissionais experientes em astrofotografia ou por amadores mais treinados e munidos de equipamentos como tripés, filtros e telescópios.
Aqui estão algumas imagens de outros eclipses nos EUA e em várias partes do mundo, incluindo o Brasil:
Em novembro de 2022, o fotógrafo Danilo Alves registrou em São Paulo a “lua de sangue” durante um eclipse lunar.
A fotógrafa amadora Jongsun Lee conseguiu uma imagem ainda mais brilhante. Ela viajou 15 horas entre New Jersey e Kentucky, nos EUA, para capturar imagens de um eclipse solar visto em agosto de 2017.
O fotógrafo e desenvolvedor de web Justin Dickey também viajou de Indiana para Kentucky apenas para apreciar o eclipse, mas acabou saindo com ótimas fotos feitas na cidade de Scottsville, como esta explosão de luzes.
Outra imagem do mesmo eclipse foi feita por Carlos Magnuson, que se apresenta como “um engenheiro com uma câmera”, em Franklin, nos EUA.
É incrível como eventos astronômicos como esse nos conectam e nos inspiram a apreciar a grandiosidade do universo!
Para quem perdeu o eclipse desta vez, o próximo eclipse solar total ocorrerá em 12 de agosto de 2026 e poderá ser visto de partes da Groenlândia, Islândia, Portugal e Espanha. Quem vive no Brasil terá de esperar até 12 de outubro de 2045 para acompanhar o fenômeno, com visibilidade total em uma faixa do Norte e Nordeste do país.
Veja -Video