Os deputados Dr. Fernando Máximo (UB), Cristiane Lopes (UB), Thiago Flores (MDB) e Cel Chrisóstomo (PL) aparecem na lista dos parlamentares que assinaram o novo pedido de impeachment do presidente Lula (PT). O novo processo ocorre após a fala de Lula contra Israel, ocorrida numa coletiva à imprensa realizada recentemente na Etiópia.
O petista comparou as mortes causadas por Israel na Faixa de Gaza com o Holocausto. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza, com o povo palestino, não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler decidiu matar os judeus”, disse.
Os signatários do pedido acreditam que Lula cometeu crime de responsabilidade e classificaram a fala como “ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da Guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”. Até o momento 103 deputados assinaram o pedido. Cerca de 25 são de partido da base governista como é o caso do União Brasil (UB).
“Essa infeliz declaração de Lula além de ser um absurdo, deturpa a história dos milhões de massacres sofridos pelos judeus no Nazismo. A esquerda frequentemente deixa de condenar as ações do Hamas, reconhecido internacionalmente como organização terrorista, enquanto criticam severamente o Estado de Israel por defender sua soberania e a segurança de sua população. Como cristã e parlamentar, declaro meu total APOIO à Israel e meu total REPÚDIO à fala desrespeitosa de Lula que disse em coletiva que o estado de Israel se comporta contra o Hamas assim como Hitler contra os judeus. Este comportamento tendencioso e a falha em reconhecer o direito de uma nação em se defender contra o terr0rismo é uma questão que merece nossa atenção e repúdio. Precisamos expressar nossa firme posição contra a distorção da história e a favor da paz e da justiça”, declarou a deputada Cristiane Lopes, do União Brasil.