Em meio ao cenário de destruição causado pela recente alagação em Brasileia, a cidade enfrenta agora uma nova ameaça de golpistas, que tentam se passar por autoridades para aplicar golpes. Recentemente, um indivíduo mal intencionado se fez passar pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Aparecido Wolff Barreiros, na tentativa de enganar a prefeitura local.
Utilizando uma foto do perfil do Secretário no WhatsApp, o golpista entrou em contato com a equipe técnica da prefeitura, alegando que um avião Hércules da Força Aérea Brasileira chegaria a Cobija, na Bolívia, com suprimentos essenciais, como água, cestas básicas e colchões, para as famílias afetadas pela alagação em Brasileia.
No entanto, o golpe foi descoberto quando o golpista solicitou que a Prefeita Fernanda Hassem autorizasse o pagamento via pix para cobrir os custos logísticos do transporte. A equipe da prefeitura desconfiou da solicitação e decidiu ligar de volta para o número do golpista. Para surpresa deles, o golpista não atendeu mais as chamadas e removeu a foto do perfil que utilizava para se passar pelo Secretário Nacional de Defesa Civil.